Assine nossa newsletter

Chimarrão: a paixão do gaúcho


Chimarrão: a paixão do gaúcho

O chimarrão é popularmente conhecido na região sul,  e é uma forte tradição vinda dos índios da região sul da América do Sul. Muitas pessoas tem curiosidades sobre essa bebida O chimarrão é feito com a erva mate, que é popularmente conhecida como uma planta medicinal, a qual possui  benefícios para o corpo, pois é anti- oxidante, digestiva e diurética.. Os gaúchos costumam receber visitas sempre os acolhendo com o chimarrão, pois na região sul isso é visto como um aconchego para quem acabou de chegar.

É considerado tradição, pois é uma bebida facilmente encontrada nas casas, estabelecimentos e até mesmo em parques. Como podemos ver, os gaúchos que se mudam de Estado, continuam tendo essa tradição, em que carregam em suas malas, todos os apetrechos utilizados para fazer o tão amado " mate".

Os utensílhos para o preparo do chimarrão são: A cuia, que é normalmente feita do fruto da cuieira ou do porongo; a bomba, que é um utensílho feito normalmente em metal, semelhante a um canudo, com um filtro na parte inferior. Já os ingredientes são muito simples, água aquecida e erva mate moída.

Aqui na Vimaj Malhas, fazemos o chimarrão todos os dias, e adaptamos uma maneira mais simples para o preparo, e queremos ensiná-la a você:

A seguir vamos mostrar como fazer o chimarrão, um pequeno passo a passo para você conseguir degustá-lo. 
1º Passo: Coloque água filtrada para aquecer, tem jarras elétricas que já possuem a modalidade de temperatura da água para chimarrão; A temperatura da água é super importante! Não pode ferver, deve chagar a 60 a 75ºC, que é o ponto de chiar a chaleira. 


2º Passo: Coloque uma colher de erva mate de sua preferência dentro da cuia, juntamente com a bomba;
3º Passo: Coloque a água aquecida até o meio da cuia;
4º Passo: Cubra com erva mate e faça um "morrinho" 
5º Passo: Deguste o primeiro chimarrão, que terá um "gosto" meio amargo
Conforme for sendo tomado, o "amargo" diminui ficando um sabor suave, pois mistura a erva mate com a água.
DICA: Pode-se adicionar chás aromáticos ao chimarrão, tanto na cuia, quanto na água tais como: anis estrelado, flores de camomila, hortelã, menta. Utilizamos muito um pedacinho de raiz de gengibre dentro da água quente.

 




Por
19/09/2018

Graduanda em Direito.
Atua nas lojas da empresa Vimaj Malhas.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!